A perpetuação da Matriz Portuguesa – o embrião da Gesta Lusa e da criação de vínculos culturais, científicos e artísticos, como mensagem da Excelência de um Povo e do seu Desígnio, sendo esse o seu Legado ao Mundo, particularmente com a contribuição indelével de notáveis mulheres, pela sua obra e pensamento; dinamizando e fomentando o debate e a apresentação de ideias e projectos, visando a Excelência e a Distinção adquiridas com o Conhecimento, e promovendo a valorização profissional e cultural dos seus participantes.

Portugal, país de surpreendentes contrastes e diversidade cultural, possui uma fonte inesgotável de riqueza, fruto da aventura ultramarina e da comunhão com outras terras, outras gentes e outros saberes, são os genuínos Recursos Culturais para a construção de um Novo Futuro.

Com a valorização do seu ímpar acervo patrimonial, inicia um noo capítulo na sua História milenar – O Ciclo da Cultura. A consciencialização do seu valor no Mundo, e a dignificação da sua Memória Histórica e Cultural, projecta uma Imagem de sofisticação de um Povo e de um País, que se elevam e cumprem o seu desígnio – compartilhar o Testemunho de Portugal com a Humanidade.

 
Patrona | Concílio | Estatutos | Identidade Gráfica

Cerimónia de apresentação da Matriz Portuguesa – Sociedade Civil para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento, decorreu no dia 29 de Abril de 2014, no Salão Nobre do Museu Nacional de Arqueologia, no Mosteiro dos Jerónimos, na Praça do Império, em Lisboa.

Debate “Matriz Portuguesa”
O impacto da acção dos Portugueses no Mundo e um Novo Ciclo de Portugal moderado por Paula Machado, coordenadora de Informação do Serviço Internacional da RTP.

Oradores
Prof. Doutor Adriano Moreira, presidente da Academia das Ciências
Dr. António Ferreira de Carvalho, Presidente da AERLIS - Associação Empresarial da Região de Lisboa, Vice-Presidente do Conselho-geral da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Cônsul-geral Honorário da Libéria
Dr. José Arantes, Director das Antenas Internacionais da RTP
Doutora Helena Águeda Marujo, Professora Auxiliar Convidada do ISCSP – Psicologia Positiva, Nações Positivas