Filme "Marca Portugal - A Cultura de Matriz Portuguesa é Património da Humanidade" de Matriz Portuguesa 

 

 

 

 

O Património Cultural – material e imaterial, duradouro e efémero - constitui a derradeira mensagem da Excelência de um Povo e do seu Desígnio, sendo esse o seu Legado ao Mundo.
Portugal, país de surpreendentes contrastes e diversidade cultural, possui uma fonte inesgotável de riqueza, fruto da aventura ultramarina e da comunhão com outras terras, outras gentes e outros saberes. Estes são os genuínos Recursos Culturais para a construção de um Novo Futuro – o contributo lusófono no Mundo.
Com a valorização do seu ímpar acervo patrimonial, inicia um novo capítulo na sua História milenar – O Ciclo do Conhecimento e da Cultura. A consciencialização do seu indelével valor na História Universal, e a dignificação da sua Memória Histórica e Cultural, projecta uma imagem de sofisticação de um Povo e de um País, que se elevam e cumprem o seu desígnio – partilhar o Testemunho de Portugal com a Humanidade.

Como

O Concílio de Matriz PortuguesaMarca Portugal - A Cultura de Matriz Portuguesa é Património da Humanidade”, pretende reflectir e debater sobre a percepção interna e externa de Portugal, a Marca Portugal na perspectiva da Esfera Lusófona existente no Mundo e os novos desafios de Portugal e da “Marca Portugal”.

Para quê
No final do Concílio de Matriz Portuguesa sobre a “Marca Portugal - A Cultura de Matriz Portuguesa é Património da Humanidade” será produzido um registo das Actas com as conclusões e recomendações dos oradores do Concílio da Matriz Portuguesa, para oferta às entidades oficiais, institucionais, académicas, culturais e meios de comunicação social.

Tópicos para o debate e reflexão
A Cultura Portuguesa é Património da Humanidade
A Língua Portuguesa é Internacional e Pluricontinental
O espírito pioneiro e criativo dos Portugueses
A Esfera Lusófona - Comunidade Mundial Lusófona
Definição do papel de Portugal no Mundo

 

Filme "A Esfera Comum Lusófona", de Matriz Portuguesa

 

Para informações adicionais, por favor contactar pelo telefone: +351 91 287 10 44